Notícias

ESTUDO APONTA QUE CIRURGIA BARIÁTRICA REDUZ EM 80% O RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DIABETES TIPO 2

evantamento do National Institute for Health Research, do Reino Unido, avaliou o efeito da cirurgia bariátrica no desenvolvimento de diabetes tipo 2 em indivíduos operados e numa população de indivíduos obesos

 

Fazer cirurgia bariátrica laparoscópica reduz o tempo de operação e recuperação.

A revista médica inglesa Lancet Diabetes & Endocrinology publicou nesta segunda-feira (03.11) uma pesquisa revelando que a cirurgia bariátrica é o procedimento mais eficaz na cura do diabete tipo 2. Um levantamento do National Institute for Health Research, do Reino Unido, avaliou o efeito da cirurgia bariátrica no desenvolvimento de diabetes tipo 2 em indivíduos operados e numa população de indivíduos obesos.

 

O estudo foi feito com 2.167 pacientes que passaram por cirurgia bariátrica entre 2002 e 2014, mais um grupo de controle também com 2.167 pessoas obesas, sem diabetes, e que não fizeram cirurgia. Em sete anos o grupo de operados apresentou 38 casos de diabetes enquanto que no grupo de controle foram diagnosticados 177 novos casos, uma redução de 80% na incidência do diabetes tipo 2 no grupo de operados.

 

Para o Dr. Almino Ramos, Presidente da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, este é mais um estudo otimista, que chega para colaborar com a normatização da cirurgia metabólica no país. “A cada novo estudo apresentado temos mais convicção que a cirurgia é o melhor tratamento para os casos de diabetes tipo 2. Nesse sentido juntamos as sociedades que tratam da obesidade para promover o II Fórum Metabólico, em outubro, e termos mais força nas nossas reivindicações”, diz o Presidente da SBCBM.

 

II Fórum Metabólico – O Brasil em busca de soluções

logo_forum_metabolico-bxNo mês de outubro a SBCBM, juntamente com a SBEM – Soc. Bras. de Endocrinologia e Metabologia; ABESO – Assoc. Bras. para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica; SBD – Soc. Bras. de Diabetes; CBC – Colégio Bras. de Cirurgiões e CBCD – Colégio Bras. de Cirurgia Digestiva, promoveram o II Fórum Metabólico – O Brasil em busca de soluções, para dividir apresentações e discussões sobre os benefícios da cirurgia metabólica no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, que não estão respondendo adequadamente ao tratamento clínico.

 

“Este é o momento de trabalharmos juntos na normatização da cirurgia metabólica no Brasil. Diversos estudos nacionais e internacionais comprovam uma melhora da doença, com a redução do estômago, não só em pacientes obesos, mas também em pessoas magras”, comenta Dr. Almino.

 

Como resultado prático do II Fórum Metabólico, um documento oficial com os principais pontos a serem seguidos para a normatização da cirurgia foi elaborado e será assinado pelos representantes das entidades envolvidas durante a realização do XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica, de 25 a 29 de novembro na cidade do Rio de Janeiro. Após as assinaturas, o material será encaminhado ao CFM (Conselho Federal de Medicina) para validação.

 

Cirurgia Bariátrica no Brasil

A SBCBM segue as diretrizes que foram estabelecidas em reunião conjunta com Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, que gerou a Resolução CFM n° 1766, de 13 de maio de 2005, atualizada posteriormente para resolução CFM n° 1942, de 12 de fevereiro de 2010. Nela estão definidas as indicações para a cirurgia bariátrica, como deve ser montada a equipe multidisciplinar que fará o acompanhamento de cada paciente, os tipos de cirurgias autorizadas no Brasil, além de outras diretrizes legais.

 

De acordo com as orientações da resolução a cirurgia é liberada apenas para pacientes com IMC igual ou maior que 40 e pode ser realizada em casos de IMC entre 35 e 40, desde que o paciente tenha comorbidades como, por exemplo, o diabetes. O IMC é calculado a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado.

 

A cirurgia bariátrica vem crescendo expressivamente no Brasil, que já é o segundo país com mais cirurgias realizadas, com cerca de 80 mil procedimentos por ano, atrás apenas dos Estados Unidos que realizam cerca de 140 mil cirurgias anualmente. Do número total de cirurgias feitas no Brasil estima-se que 10% são feitas pelo SUS. O número de procedimentos cresceu 90% nos últimos cinco anos e 300% em dez anos.

 

Sobre a SBCBM

A SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi fundada em 1996. Inicialmente batizada como SBCB – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em 2006 a entidade inseriu a palavra “Metabólica” em seu nome, devido à crescente importância da cirurgia metabólica na comunidade médica.

 

Possui atualmente cerca de 1260 sócios entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, cirurgiões plásticos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo) com representantes em todo o país por meio de 15 capítulos (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e 10 delegacias (Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins).

« Voltar